Imagem
17 Jun 2016

Mudar é possivel

Vivenciamos um cenário de incertezas, de insegurança e até de desespero para alguns segmentos da economia, e mesmo que com a mudança - provisória ou não - de governo não se conseguiu e parece que não será possível fazer muitas alterações no quadro econômico. A tendência era piorar com o governo que vinha gerindo nosso país e esperamos que este, provisório, proporcione mais segurança e entusiasmo a todos. Mas uma simples mudança não vai resolver e nem colocar nos trilhos as nossas locomotivas, e isso se deve aos atrelamentos e compromissos já feitos com uma classe política e partidária que não se diferencia muito das que saíram. Aliás, estas sempre são parceiras e coligam quando os interesses são próprios, deixando em último plano as necessidades e obrigações maiores da pátria e da população.


Quando a mudança é desejada e se tem moral e independência para isso é possível fazer e o exemplo vem de mais de vinte anos atrás, quando seis planos econômicos diferentes em cinco anos se mostraram falhos, num momento em que a inflação chegou a 3.700%, o presidente Itamar Franco criou o Plano Real, que completa vinte e dois anos de vida e tem oferecido sustentação e estabilidade econômica. Três governos se passaram, um deles havia sido contra enquanto oposição e outro que se beneficiou do mesmo com apoio de campanha que tenta até hoje roubar sua autoria, mesmo com a força contrária que a classe política tem feito, o mesmo vem se mantendo de pé. É interessante lembrar que após o regime militar todos os governos que assumiram foram ou estão sendo citados nos escândalos da República, uns mais outros menos, mas ainda não houve citação do nome de Itamar Franco. Por que será?


Entendo, portanto, que este seria o momento oportuno de se fazer as reformas necessárias, inclusive a política, onde o presidente ainda interino tem nas mãos cartas semelhantes às que Itamar teve. É preciso ser independente e agir como tal já que não fez conchavos para ser eleito, quem fez foi Dilma, ou não?


Sebastião Cézar Ferreira do Carmo
Presidente da CDL Salinas

Voltar